16 THINGS I DISCOVERED IN 2016

2016 foi um ano de altos e baixos tal como a maré. Um ano em que percebi que não há mal nenhum em não estarmos sempre bem, e em pedirmos ajuda junto dos nossos. Um ano em que chorei muito, mas ri ainda mais. Acima de tudo foi um ano de muito crescimento.
Aqui vão algumas das coisas que aprendi ou (re)aprendi em 2016.
  1. Não há nada como a família, e com isso quero também dizer os amigos que se tornam família. Quando tudo está cinzento, pensamos que não temos ninguém, mas estamos tão enganados. E então os nossos pais? Que mesmo a km de distância nunca deixaram de nos ligar e acreditar em nós, por vezes mais do que nós próprios. E então as amigas que sempre estiveram lá mesmo nos momentos menos bons em que achavas que não merecias? E a tua avó, que apesar de nem tudo ter corrido bem, olha para ti com um sorriso no olhar e quando menos esperas vem te dar um abraço e dizer que tem muito orgulho em ti? Se estas coisas não são amor, não sei o que serão!
  2. Por vezes não há mal nenhum em não estar bem. Há mal sim em não admitir-mos que somos seres falíveis e que por vezes precisamos de ajuda. Quer seja da nossa família ou por vezes de um psicólogo. Há alturas em que não vemos a luz ao fundo do túnel e tudo nos parece cinzento, mas apesar de não serem nada bons, se encararmos estes momentos de forma positiva, aprendemos muito com eles.
  3. Não há nada como ser positivo. Ser positivo torna-nos tão mais leves e mais felizes. Confesso que era uma pessoa muito pessimista, por muito que estudasse, achava sempre que as coisas iam correr mal, que nunca estava suficientemente preparada. Sinto que perdi muito da minha vida por ser uma pessoa hiperpreocupada e hiperstressada. Tenho tentado ser cada vez mais positiva e sinto-me tão melhor. Tal como podemos ir para o ginásio para definir os músculos, devemos treinar sempre a mente, o pensamento positivo, porque quanto mais treinarmos, mais ele cresce. Somos como uma pilha com o lado + e o -, o negativo vai sempre existir, contudo não temos de nos focar nele.
  4. "Aceita o que não podes mudar, muda o que não podes aceitar". Nunca esta frase fez tanto sentido.
  5. A tua ansiedade não tem de te definir. É normal ter ansiedade, todos nós temos, é uma reação natural contudo quando ela é levada ao limite começando a ser patólogica e interferindo na tua qualidade de vida, deves pedir ajuda. Não tens de ter vergonha nenhuma em pedir ajuda. Se é algo para o teu bem , porque não o haverias de fazer? E não estás sozinho, o que não falta são pessoas que sofrem do mesmo, apesar de não saberes.
  6. Tudo acontece por um motivo. Mesmo as falhas, secalhar temos de falhar para deixarmos de duvidar de nós e para começarmos a acreditar mais . Com calma e dedicação só não conseguimos o que não quisermos. E são os momentos menos bons, que trazem as melhores lições e secalhar sem eles provavelmente não seriamos quem somos hoje.
  7. Acredita. Tu consegues. Porque consegues, tu sabes que consegues, sempre foste aquela pessoa com imensa garra que sempre lutou pelo que quis. Desde pequena que sempre soubeste o que querias ser, pode parecer que falta tanto, mas já estás no curso que sempre sonhaste. Falta tanto, mas já conseguiste muito, nunca te esqueças disso! Nos momentos menos bons, pode parecer tudo impossível, mas não é verdade.
  8. As tuas pessoas vão estar sempre lá. Quem é teu verdadeiro amigo, vai reclamar contigo e dar-te na cabeça quando precisas  mas também te vai valorizar quando fazes as coisas bem. São aquelas pessoas que dizem "Tenho muito orgulho em ti." e "Gosto de ti assim." quando mais precisas.
  9. As pequenas coisas não são assim tão pequenas. Não há nada como um abraço dos pais quando vais estar longe mais uma semana. Não há nada como aquela forma como a tua avó olha para ti com orgulho. Não há nada como um café com as tuas pessoas. Até um simples post-it com um "adoro-te" ou "vai ficar tudo bem" quando menos esperas. São estas coisas que fazem a vida valer a pena.
  10. "Gratittude is the attitude." Que atire a 1ª pedra quem nunca se queixou da vida. Ou porque aconteceu isto ou aquilo. E se em vez disso tornássemos agradecer um exercício diário? Já pensaram na quantidade de pessoas que davam tudo para terem metade do que nós temos? Já pensaram o quão sortudos são por terem a vida que têm? Já pensarem em agradecer simplesmente por estarem vivos? Por vezes nos momentos menos bons, pensamos "mais um dia" quando por vezes para outras pessoas mais uns minutos ou horas de vida era tudo.
  11. É importante ter um hobbie. Não pode ser só casa- trabalho, ou faculdade-casa-estudar. Tens de ter uma distração. Quer seja de vez em quando ir dar uma corrida, tomar um café com as amigas, ir até à beira rio, ou até mesmo escrever num blog.  Não é perda de tempo, mas sim ganho de qualidade de vida. E foi assim que nasceu este blog.
  12. Os sonhos tornam-se realidade. Se há um ano atrás te dissessem que irias tomar a iniciativa de querer andar a 1ª vez sozinha de avião com uma amiga e ires à descoberta de Barcelona riscar imensas coisa da bucketlist, provavelmente pensarias que era mentira. Alguns podem demorar mais tempo a serem concretizados, mas nunca duvides que os consegues alcançar!
  13. Diz ás pessoas o quanto gostas delas. Quando menos esperas a vida prega-te uma partida e zás, leva-te algumas das pessoas que mais gostas.  Felizmente apesar de tudo, sei que fiz da nossa despedida algo feliz, e que o nosso último momento foi muito especial. Tão especial que já tenho um post nos rascunhos dedicado a ele. Perdi o meu avô, ganhei mais um anjinho. Isso mostrou-me que não importa o quão ocupados estejamos temos de dedicar sempre tempo aos nossos, amanhã pode ser tarde demais e eles podem já não estar cá.
  14. Não podes estar dependente de ninguém. Se há coisa que eu noto que me tranquiliza e clarifica a mente é ir correr, quando não ia com as amigas tentava convencer sempre o pai ou a mãe a ir. Como muitas das vezes não iam, tinha de decidir entre ficar em casa ou ir correr sozinha. Foi neste ano que fui pela 1ª vez correr sozinha para a beira da natureza, e que bem que me soube! Fiquei tão mais leve. Sem dúvida que quero continuar a correr sozinha.
  15. Sai da rotina. Este ponto poderia estar englobado no ter um hobbie. Mas simplesmente, quando estiveres demasiado preocupada que mal consegues pensar sai de casa. Vai até à beira-mar, vai correr até à beira da natureza ou tomar um café à beira rio. Estas coisas restabelecem a tua paz interior. Por vezes vale mais estudar menos, mas com mais qualidade, e estas coisas fazem-te tão bem!
  16. A vida começa fora da tua zona de conforto. Este ano foi o ano em que mais viajei, quer seja para re(descobrir) a cidade vizinha, ou para ir mais longe. Confesso que estava reticente se deveria ou não ir a Barcelona. O meu pai sempre me incentivou a ir e ainda bem. Ir foi das melhores decisões que já tomei até hoje, tanto que já estou a poupar para uma próxima. Viajar sozinha mostrou-me ainda mais o quão independente já sou e que sair de fora da minha zona de conforto é algo maravilhoso. Temos um mundo lá fora à nossa espera!
Como foi o vosso ano? E vocês o que aprenderam em 2016?
Tenham um ótimo 2017 e continuem a lutar pelos vossos sonhos!

31 comentários:

  1. Espero que 2017 seja melhor que 2016 e que traga muitas coisas boas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Se em todos os anos aprendêssemos tantas e tão boas coisas como estas, seriamos sempre tão felizes!!!

    Beijinhos e bom ano
    www.oblogdadondoca.com

    ResponderEliminar
  3. Que 2017 te traga tudo o que desejas!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  4. Que 2017 te traga tudo o que desejas!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, querida e igualmente :D Sim, os cheiros são mesmo idênticos aos verdadeiros :D

    É tão mas tão bom quando conseguimos fazer uma retrospetiva deste género e de forma tão sucinta. Isso só demonstra o quão madura és :D Que 2017 te traga mil e uma coisa boas. Mereces <3

    NEW PERSONAL POST | All about my 2017 Agenda.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Hello hello :)
    Acho que este texto é um ótimo balanço de 2016 e mais, acho que pode ajudar muita gente :)
    Beijinho***

    ResponderEliminar
  7. Que 2017 te traga coisas boas :)

    http://quase-italiana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Não poderia concordar mais com o número dois, mesmo! E também não há mal em passarmos algum tempo sós, o importante é estarmos connosco!
    Um Feliz Ano Novo *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito de ler o teu texto. Que 2017 te traga muitas coisinhas boas e que o melhor de 2016 seja o pior de 2017 <3

    Beijinho grande,
    www.al-duque.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Era mesmo isto que precisava de ler! Adorei o texto, espero que 2017 corra muito melhor! Um bom ano! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Subscrevo tudo na íntegra :D

    Que 2017 seja repleto de coisas boas!

    Beijinhos,
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  12. Amazing post dear! Happy New Year!!

    I'm following you on GFC :)

    mystylishcorner.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  13. Este ano também dei imenso valor a minha familia :)
    Bom ano :*
    Segui o blog, beijinhos <3
    Aqui fica o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. omg concordei TANTO com este post...descobri coisas muito semelhantes em 2016...
    bom ano!!! :)
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  15. Espero que 2017 seja um ano em cheio para ti! É ótimo pensarmos um pouco sobre as coisas boas que aconteceram, e também as más, que só servem para crescermos mais.
    Um beijinho, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  16. Great post. Thanks for sharing, Hope you have an amazing 2017!
    Obsessed Fashion Blog

    ResponderEliminar
  17. São realmente muito boas aprendizagens que te vão valer para o resto da vida!
    Tem um excelente 2017 e trata de ser feliz! :D

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito de ler estas tuas descobertas, e concordo com bastantes! :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Amei os tópicos que vc abordou! 2016 tbn foi um ano de muito crescimento pra mim! Que 2017 seja melhor pra todas nós! Bjos!
    http://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Um excelente 2017 ;)
    Beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Parece que não fui a única a aprender e crescer em 2016. Isso é tão bom, que venha mais um ano de novas aprendizagens :)

    ResponderEliminar
  22. Concordo completamente com este post e espero que 2017 seja mais um ano de boas aprendizagens e boas recordações :)
    Beijinhos!

    missweetie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Adorei o post, fantástico, o primeiro para mim é o mais importante!
    Obrigada pelo teu comentário!
    Beijinhos grandes,
    Love is the new black

    ResponderEliminar
  24. Adorei a publicação! Muitas delas também descobri em 2016, como estar grata, sair da rotina e ter um hobbie. São, sem dúvida, coisas muito importantes :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  25. muito obrigada querida! concordo totalmente com todos esses pontos ;)

    beijinho,
    http://saymecheese.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Belo post!
    Adorei conhecer o teu cantinho.
    Obrigada por teres visitado o meu.
    Xoxo
    www.vaniacoelhomakeup.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Excelente post, não diria melhor e concordo contigo! Conheci o teu blog pelo evento de blogueiras do Porto e gostei muito pelo conteúdo e imagem, convido te a conhecer o meu blog e a partilhares as tuas opiniões sempre que possível
    Beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  28. Bom 2017 <3

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar